sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Chinesa Baidu compra Peixe Urbano

A chinesa Baidu anunciou nesta quinta-feira (9) a compra do Peixe Urbano, site brasileiro de comércio on-line local.
As duas companhias não revelaram o valor da transação. Apenas informaram que o Baidu se tornou controlador da empresa brasileira. O negócio é uma forma de o conglomerado chinês se aproximar do mercado brasileiro de internet. O Peixe Urbano possui 20 milhões de usuários cadastrados em sua plataforma.
Em comunicado, Johnson Hu, diretor geral de negócios globais do Baidu, afirmou que “o Brasil é um mercado-chave” e já possui “mais de 50 milhões” de usuários. Para o executivo, “a aquisição do Peixe Urbano, uma das empresas mais conhecidas e respeitadas da internet brasileira, demonstra o nosso comprometimento em investir no desenvolvimento do mercado local a longo prazo”.
O lançamento do motor de busca no Brasil contou com a presença do presidente chinês Xi Jinping, que visitava o país, acompanhado do fundador do Baidu, Robin Lin. Durante o evento, a empresa se comprometeu em investir R$ 120 milhões no mercado brasileiro nos próximos três anos, além de assinar acordos de cooperação. Parte desse dinheiro pode ter sido usado na aquisição do Peixe Urbano.
'Shopping de ofertas'
O Peixe Urbano nadou de braçada por anos na onda das compras coletivas, mas, com o declínio dessa vertente de varejo eletrônico, a empresa passou a se posicionar como um portal de comércio on-line local. A guinada virou uma nova tendência entre as antigas empresas de compra coletiva, como inclusive a percursora desse segmento groupon.
Ao atuar como “shopping de ofertas”, o Peixe Urbano envia aos clientes promoções de estabelecimentos próximos a eles. Como esse serviço só é possível por meio do investimento em tecnologia móvel, o casamento com o Baidu ajudará o Peixe Urbano a intensificar os esforços nesse sentido. Isso porque na China, 80% dos internautas acessam a rede por meio do smartphone.
Além disso, o Baidu informa que auxiliará o Peixe Urbano na administração das ofertas, já que este é um segmento em que também tem atuação na China. A companhia chinesa promete manter a equipe atual da empresa brasileira.

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